[Boards: 3 / a / aco / adv / an / asp / b / biz / c / cgl / ck / cm / co / d / diy / e / fa / fit / g / gd / gif / h / hc / his / hm / hr / i / ic / int / jp / k / lgbt / lit / m / mlp / mu / n / news / o / out / p / po / pol / qa / r / r9k / s / s4s / sci / soc / sp / t / tg / toy / trash / trv / tv / u / v / vg / vp / vr / w / wg / wsg / wsr / x / y ] [Home]
4chanarchives logo
Portuguese Language Thread and Critique V2
Images are sometimes not shown due to bandwidth/network limitations. Refreshing the page usually helps.

You are currently reading a thread in /lit/ - Literature

Thread replies: 6
Thread images: 2
File: 1464118094835.png (12 KB, 427x298) Image search: [Google]
1464118094835.png
12 KB, 427x298
Here we talk about stuff written in Portuguese, just like we did last week. What are you writing/reading lately?

Also, post what you've been writing.
>>
É para falarmos em português?

A ultima coisa que li de língua portuguesa foi um dos livros de crónicas do Miguel Esteves Cardoso. Apesar de discordar de muitas coisas, nomeadamente na política, é um óptimo escritor e tem imensa piada.

Ando a tentar escrever umas letras para fados, mas não vou postar porque são merda.
>>
(Respostando da última thread.)

Num grito invadia os pavilhões e nada se acordava por entre os bairros, guetos e baixadas que circum-navegavam os vapores calmantes do centro financeiro. No sono da indecisão os homens se atabalhoavam entre os pilares que eram também bússolas e não só aglomerados de convenções estáticas entre dois planos reais, correndo e pensando terem tido lembranças de algumas delas num dos sonhos que não nasceram e nem jamais haveriam de fazê-lo naquela noite. Por isso acelerava positivamente em direção à fechadura, querendo ser um camelo. Andava em passos largos, como a criança que vai de encontro à cova rasa não sabe que valas são comuns não pelo anonimato e sim pela frequência com que se cavam no solo virgem de algum povo que crê naquela terra um manto invertido ao qual devem tapar e cobrir com seus pedaços imundos e chorar com suas lágrimas poças de vida. No reflexo dos sais: essa é a história do conjunto, e conjuntos são a história.
>>
File: manual.png (227 KB, 728x510) Image search: [Google]
manual.png
227 KB, 728x510
>>8121306
De preferência, anão; o OP é em inglês pela publicidade e o maior alcance.

Em relação ao que você leu, não conheço o autor citado. Recomenda algum livro dele ou alguma crônica em especial?

E, na questão dos fados, poste-os. Nada mais do que passar um pouco de vergonha num fio obscuro do /lit/ pode acontecer.

[...]

Quanto a mim, embora esteja lendo TCoL49, tive o prazer de entrar em contato, há pouco, com as obras do talvez maior ex-autor brasileiro vivo, Raduan "Lavoura Arcaica" Nassar. Não é preciso reiterar que o recomendo integralmente.
Em outros quesitos, tenho de confessar que fui memado e gastei oitenta Temers na edição meme do Infinite Jest. Alguém aqui já leu DFW? Eu sei que tem um anão de Minas, dono de uma estante de livros soberba, com a tradução do IJ, o que já é alguma coisa.
>>
>>8121393

http://www.citador.pt/textos/ninguem-tem-pena-das-pessoas-felizes-miguel-esteves-cardoso

Esta foi a primeira coisa dele que eu li, quando era mais pequeno, acho que foi até a primeira da escrita portuguesa de que eu gostei e que consegui apreciar sinceramente. Em livro mesmo livro, se conseguires lê "A Vida Inteira". O narrador é a alma de uma rapariga de 19 anos, em Portugal dos anos 80. A alma é apresentada como uma entidade à parte, de sexo masculino, cínico e com um sentido de humor cáustico, que não tem controle verdadeiro sobre as acções da sua anfitriã, servindo apenas para a ocupar e oferecer um tipo de substancia espiritual. É difícil explicar sucintamente, mas explora este tema e outros mais relacionados com o quotidiano de uma forma interessante, e com uma escrita fenomenal.
Ele tem uma riqueza enorme de crónicas, mas como autor "conservador" que é, são quase sempre sobre temas extremamente portugueses, assim por dizer. Se o amigo é brasileiro não sei se encontrará muito interesse.

Estimulaste a pita carente de atenção em mim, portanto tá aqui um pouco:

nas casas de má reputa
onde nasce sempre o amor perfeito
os heróis e a escumalha vivem enquanto podem viver

lembram velhos tempos nos braços de uma puta
enquanto o proibido ainda os faz rever

quando eram jovens puris sem uma gota de maldade
quando o leito da mãe era a unica saudade

partilham copos como quem partilha seringas
rangem os dentes como quem ali não quer estar
enquanto relembram em vão cantigas
de poetas e homens do mar
>>
>>8121393

O texto em cima foste tu que escreveste? Achei muito fixe, tem algum contexto ou está por si?
Thread replies: 6
Thread images: 2

banner
banner
[Boards: 3 / a / aco / adv / an / asp / b / biz / c / cgl / ck / cm / co / d / diy / e / fa / fit / g / gd / gif / h / hc / his / hm / hr / i / ic / int / jp / k / lgbt / lit / m / mlp / mu / n / news / o / out / p / po / pol / qa / r / r9k / s / s4s / sci / soc / sp / t / tg / toy / trash / trv / tv / u / v / vg / vp / vr / w / wg / wsg / wsr / x / y] [Home]

All trademarks and copyrights on this page are owned by their respective parties. Images uploaded are the responsibility of the Poster. Comments are owned by the Poster.
If a post contains personal/copyrighted/illegal content you can contact me at [email protected] with that post and thread number and it will be removed as soon as possible.
DMCA Content Takedown via dmca.com
All images are hosted on imgur.com, send takedown notices to them.
This is a 4chan archive - all of the content originated from them. If you need IP information for a Poster - you need to contact them. This website shows only archived content.